I JIEPE - JORNADA INTEGRADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO



APRESENTAÇÃO


Nos dias 1 e 2 de outubro de 2015, a Universidade Federal do Triângulo Mineiro realizou, no Campus de Uberaba, a primeira edição de sua Jornada Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JIEPE).

De forma inovadora, a I JIEPE é uma realização conjunta da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Pró-Reitoria de Ensino para promover a XXIII Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica, a X Jornada de Extensão Universitária, o III Encontro Institucional do Programa de Monitoria da UFTM e a I Jornada de Ensino, além de apresentar trabalhos do Programa de Educação Tutorial (PET) e do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID). Este evento teve como objetivo divulgar os resultados dos projetos de pesquisas científicas e tecnológicas, atividades de extensão e programas do ensino com vista a estimular o processo educativo por meio da integração ensino, pesquisa e extensão.

O evento contou com a inscrição de trabalhos referentes a diversas áreas de conhecimento científico e tecnológico, de atividades de extensão e programas do ensino. A Iniciação Científica da UFTM, participou do evento apresentando os resultados de projetos de pesquisa vinculados ao Programa Institucional de Iniciação Científica com bolsa (com uma quota de bolsas assim distribuídas: 62 PIBIC/CNPq; 11 PIBIC EM – CNPq; 02 PIBITI – CNPq; 150 PIBIC – FAPEMIG; 50 PIBIC JR – FAPEMIG; 25 PIBIC UFTM; 01 PIBITI FUNTEL; 13 PIP – FAPEMIG; 04 PIP – CNPQ; 02 PIP Jr e 01 PIBIC Eletronorte) e ao Programa Institucional de Iniciação Científica sem bolsa (com apresentação de 76 resultados de pesquisa).

Em relação às atividades extensionistas, foram apresentados e discutidos todos os programas e projetos registrados no ano de 2015, inclusive as atividades contempladas pelos programas de bolsa institucional e bolsas externas, como PIBEX, PROEXT/MEC/SESu e Extensão com interface com a pesquisa da FAPEMIG. Assim, os docentes e discentes apresentaram suas produções extensionistas nas diferentes áreas temáticas da extensão, a saber: comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção e trabalho.

A proposta da UFTM foi buscar uma formação integral do discente, considerando a complexidade e o desafio face ao conhecimento, a diversidade cultural e a interdisciplinaridade.

Nesse sentido, a I JIEPE teve como foco contribuir para uma formação humanista dos estudantes de todos os cursos da UFTM, licenciaturas, bacharelados e pós-graduação, colocando-os em contato com diversos temas de pesquisa atuais, por meio de palestras, mesa redonda e apresentação de trabalhos, buscando fomentar o conhecimento de forma integrada e fortalecer a indissociabilidade entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão produzidas na UFTM.